Idiomas

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Um pouco sobre o Blog ...

Este Blog abrange todo o nosso aprendizado nestes 54 anos de estudos onde percorremos as escolas compreendidas pelo espiritismo, cristianismo, teosofia, budismo, zen-budismo, hinduísmo, rosa-crucianismo e gnose, não descurando da astrologia, astronomia e todas as ciências físicas com suas derivações.

domingo, 11 de dezembro de 2016

ARTIGO COMENTADO DO LIVRO CONDE DE GABALIS



Prezados Irmãos na Luz! 

Com imensa satisfação compartilho com todos os leitores deste Blog o artigo abaixo de um membro da Ordem Rosa-cruz, José Lima. Ele adquiriu o Livro Conde de Gabalis pela Theano Editora e está surpreendido com os comentários nele traduzidos que se misturam com os comentários também do Panyatara, no qual José Lima faz a comparação com o Frater (Irmão) Raymund Andrea.

Também fico feliz em ter organizado e editorado este livro...foi um imenso aprendizado, a leitura, o estudo, a revisão, a pesquisa e a escolha das imagens, cada detalhe, foi muito rico... Lembro que antes de finalizá-lo, eu e o Jayr fugimos para um local não muito distante, saímos da cidade grande (Rio), dos e-mails, dos telefonemas, da família, dos amigos, etc.. o isolamento é necessário para finalizar uma obra, e assim foi, acabamos Conde de Gabalis... com um conhecimento especial e mágico, um presente... chegamos ao Rio e um dia depois o livro foi para gráfica. A Gratidão sempre será eterna!  
Por isso, quando me deparo com o que o José Lima escreveu, fico feliz, satisfeita e agradecida. Paz e Luz! Adriana Calheiros (Theano)



Permito-me nesta ocasião, falar-lhes como a um Irmão de estudos esotéricos; tratamento este que o Maçom e o Rosacruz, o último em uma forma latina, ambos utilizam.
Para aqueles que ainda não ouviram falar do Frater (Irmão) Raymund Andrea, ele foi um eminente rosacruz que exerceu as funções de Grande Mestre para a Grã-Bretanha, entre os anos de 1921 a 1947. Com certeza era um Iniciado, ou seja, viu a Luz Maior, na terminologia rosacruciana. Escreveu diversos livros e inúmeros Artigos.
Recentemente a Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da AMORC, editou um livro com cem Artigos de Andrea, que foi denominado “A Flor da Alma”. Neste livro há um Artigo sobre o clássico do século XVII “O Conde de Gabalis”. Neste Artigo Andrea cita vários comentários, muito esclarecedores, e os atribui ao próprio Abade de Villars. Sem esses comentários, ouso afirmar que O Conde de Gabalis é um livro tão hermético, quanto o Mutus Liber ou Símbolos Secretos dos Rosacruzes dos Séculos XVI e XVII. Depois de uma exaustiva busca no Google, julguei que esses comentários estariam perdidos.
Entretanto, surpresas sempre existirão em nossa busca mística.
Recentemente adquiri um exemplar de O Conde de Gabalis, que a Theano Editora & Publicações publicou no Brasil; e qual não foi a minha surpresa, ao verificar que os comentários que inspiraram Frater Andrea em 1927, ali estavam à disposição de todo Estudante dedicado. Como a Theano traduziu O Conde de Gabalis de uma versão em inglês, e a tradução para o português encontrada em A Flor da Alma de Andrea, é também de uma versão em inglês, ambos os textos estão muito próximos um do outro, tanto quanto se pode alcançar em uma tradução.
Naturalmente não há que se falar de relação sexual entre um humano e Espíritos da Natureza (Salamandras, Silfos, Ondinas e Gnomos); mas uma troca de energia entre o Iniciado (aquele que viu a Luz Maior) e esses seres, talvez seja possível.
No mais, boa leitura e se for o caso, boa comparação com o texto de Andrea.
Finalizando, a Estante Virtual na Internet, tem exemplares de O Conde de Gabalis, da Theano Editora & Publicações.
Concluído em 08 de Dezembro de 2016.
José Lima – Membro da Ordem Rosacruz desde 1982.
“Falar de esoterismo para o místico, é quase uma obrigação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário